Joe Maphis o Rei das Cordas

Joe Maphis o Rei das CordasOtis Wilson Maphis, nasceu em 12 de maio de 1921, em Suffolk, na Virgínia. Morreu em 27 de junho de 1986, em Nashville, no Tennessee

O guitarrista e cantor Joe Maphis, recebeu o apelido de O Rei das Cordas por ser um dos guitarristas mais inovadores e influentes dos anos 50. A lista de guitarristas que sofreram sua influência incluem Larry Collins, Jimmy Bryant, Dick Dale, Don Rico, Roy Clark, Albert Lee e Deke Dickerson.

A influência musical vem de família. Joe Maphis começou com o violão aos onze anos e ainda dominou o banjo, bandolim, baixo, piano e violino.

Seu primeiro ídolo de violão foi Madre Maybelle Carter. Em 1938 ele se juntou a uma banda de swing ocidental, Blackie Skiles e seus Lazy K Ranch Boys.

Após servir o exército na Segunda Guerra Mundial, ele se tornou membro fundador da Old Dominion Barn Dance em 1948, oportunidade em que conheceu sua futura esposa, Rose Lee. Eles começaram a trabalhar juntos em 1951, se casaram e foram morar em Los Angeles.

Trabalhando com o nome de Rose Lee e Joe Maphis, a dupla foi contratada pela Columbia Records em janeiro de 1953, como cantores.Nenhum de seus singles foram vendidos em grandes quantidades, mas o primeiro, “Dim Lights, Thick Smoke (e Loud Loud Music)” tornou-se um padrão honky-tonk.

Em 1954, Joe começou a tocar uma guitarra Mosrite de dois gumes, desenvolvida por Semie Moseley, de 18 anos. O instrumento se tornou sua marca registrada.

Com a ascensão do rock ‘n’ roll, os fãs deste novo estilo lembram dele principalmente por seus solos de rockabilly.

Em 1958, Joe tocou na trilha sonora dos filmes “Thunder Road” e “God’s Little Acre”. Ele também forneceu música de fundo para uma série de séries de TV dos anos 1950 e 1960 (The Virginians, FBI Story, etc.).

Maphis deixou a Columbia em 1960. Em junho de 1960, ele fez uma sessão solitária para o selo Gene Autry’s Republic, que rendeu o esplêndido “Water Baby Boogie”.

A família Maphis mudou-se para Nashville em 1968 e permaneceu ativa, com gravações para Capitol, Starday, Chart e CMH e aparições regulares na TV Hee-Haw 1981-85.

O LP duplo de 1981, “The Joe Maphis Flat-Picking Spectacular”, da CMH, foi indicado ao Grammy.

Son Jody fez parte do impressionante Earl Scruggs Revue ‘1972-79 e se tornou um músico de sessão em Nashville.

Em 1985, o hábito de fumar de longa data de Joe voltou-se contra ele quando se descobriu que ele tinha avançado câncer de pulmão, que foi a causa de sua morte em 25 de junho de 1986 (com 65 anos).

Você gosta do estilo de Joe? Click no Link para aprender a tocar Guitarra Country.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.